terça-feira, 13 de abril de 2010

Nova Ordem Internacional

- A nova ordem internacional tem como marco inicial a queda do Muro de Berlim. O Muro de Berlim não separava só a alemanha, mais sim o mundo, pelos sistemas capitalistas e socialista, roupendo ainda a Guerra Fria, que era uma rivalidade entre EUA e URSS. Com o fim da URSS houviu-se dizer que a historia do socialismo acabaria, mais depois de um tempo está se revitalizando.

-Características:

* Altos investimentos em pesquisas e desenvolvimento:
Isso é resente, aparitr da decáda de 80, os paises começaram a investir, para uma melhora em seu futuro, na qual aceleraria o processo produtivo.
* Globalização:
Seria o aumento das conectividades e diminuiria as distâncias. Ela é recheada de benfeitorias, tipo o aumento das comunicações, além de tudo tráz desenvolvimento. Considera-se, no entanto, que esse processo siga dois caminhos distintos que muitas vezes entram em choque: Interdependência e Competividade. Esse processo de globalização afeta qualquer ponto de sua vida, das classes baixa até a mais alta.
* Blocos econômicos:
Conjunto de paises que se unem para melhorar o comércio entre eles, contendo a eiminação de tarifas alfandegarias.
NAFTA= área de livre comécio; EUA, CANADA, MEXÍCO.
UNIÃO ADUANEIRA= é formado uma comiçao para fiscalizar se valida oi não o comercio; BRASIL, ARGENTINA, URUGUAI, PARAGUAI, VENEZUELA.
UNIÃO ECONIMICA E MONETARIA= permite livre tranzito de mercadoria, captais, pessoas, investimentos, e mais, todos eles ultilizam a mesma moeda.
* Divida externa:
A divida externa de um país é calculada pela soma de todos os seus débitos externos, desde que estejam garantidos pelo governo. São somandos todos os emprestimos e financiamentos obtidos no mercado intecional por empresas privadas, ou pelo próprio governo de país. A divida não é medida pelos valores montante dela, mais vsim pela capacidade de pagamento, medida pelo valor percentual do PIB. Quanto maior for a porcentagem do PIB, maior é considerado a divida.
* Desemprego:
Uma das criticas mais comum à globalização é que ela determina um aumento da taxa de desemprego, mais a controvesias.
DES. ESTRUTURAL= mão de obra dispensável, muitos empregos estão escasos, desaparecendo.
DES. CONJUNTURAL= novos empregos. Ex: via internet, em casa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário